A TECHSOFT SISTEMAS utiliza cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e APPs. Ao clicar em "Aceitar", você consente com a utilização de cookies

Ferramentas de Consulta Crédito



Se você faz vendas a prazo, seja no carnê ou no boleto sabe o quanto é importante controlar a inadimplência dos seus clientes. Muitas vezes, uma venda não recebida leva embora o lucro de mais de 10 outras vendas recebidas. Para implementar uma boa política de concessão de crédito é fundamental ter acesso a um bom sistema de análise cadastral. Para realizar uma boa análise, o sistema deve fornecer dados a respeito do histórico de pagamentos do proponente, juntamente com informações sobre a existência de restrições cadastrais ligadas ao CPF ou CNPJ consultado. Se o cliente possuir restrições cadastrais, obviamente você não vai querer vender a prazo para ele.

Quando um consumidor não paga uma conta como parcela de carnê, fatura de cartão ou conta de consumo, o credor pode incluir o CPF ou CNPJ do devedor no cadastro restritivo. O fato de um consumidor estar incluído no cadastro negativo faz com que muitas outras empresas se recusem a fornecer crédito para esse consumidor, o que faz com que ele se empenhe em pagar logo a dívida para resgatar seu crédito. Desta forma, a inclusão de uma restrição no cadastro de inadimplentes facilita o recebimento da dívida.

Em se tratando de instituições que fornecem dados para a análise de crédito, as mais tradicionais e conhecidas são o SERASA e o SPC. Ambas as instituições reúnem informações sobre bons e maus pagadores. As informações são obtidas junto ao comércio, cartórios e instituições financeiras.

 

Qual a diferença emtre SERASA e SPC?

SERASA e SPC são empresas diferentes que prestam um mesmo serviço: fornecer informações para análise de crédito. Desta forma, podemos dizer que SERASA e SPC são empresas concorrentes. Inicialmente, o SERASA foi criado reunindo informações sobre o cadastro de mal pagadores obtidos junto a bancos e instituições financeiras. Já o SPC foi criado a partir de informações obtidas junto à associações comerciais.

Sendo instituições diferentes, cada uma delas possui uma base de dados distinta. Quando um credor deseja negativar o cadastro de um devedor, ele deve contratar o serviço de uma destas empresas: SERASA ou SPC. Pode também contratar o serviço de ambas, se desejar.

Negativar um cadastro em ambas as instituições é mais eficiente, pois quanto mais for divulgada a restrição de um devedor, mais rápido ele vai tentar pagar a dívida, visto que a recusa de crédito para ele vai ser mais ampla. Todavia, para incluir um devedor no cadastro negativo, o credor tem um custo para cada base de dados. Por essa razão, muitas vezes, um inadimplente possui nome sujo no SERASA mas o nome está limpo no SPC, ou vice-versa.

 

Como o Sistema Techsoft pode me ajudar a conter a minha inadimplência?

O Sistema Techsoft disponibiliza para seus clientes acesso à consultas na base de dados do SERASA. Utilizando nossas consultas, você deixa de vender às cegas, podendo evitar a realização de uma venda para um consumidor com restrições. Também é possível negativar os seus clientes inadimplentes utilizando o Sistema Techsoft.

Se você já é nosso cliente, entre em contato e ative hoje mesmo essa funcionalidade do sistema. Se você ainda não é nosso cliente, contrate nossos serviços e aproveita todas as funcionalidades que o Sistema Techsoft pode oferecer para sua empresa.

Fale com nossa equipe pela nossa central de atendimento: 44-3024-9963.

Publicado em: 08/08/2022

Voltar ao blog